joão batista nunes nogueira

facilitador para gestão estratégica

e soluções de engenharia

casado

 43 anos

e-mail – jbnn@jbnn.com.br

 

 

GRADUAÇÃO

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

                     Engenharia Civil CREA-MG 39.440/D pela Escola de Minas e Metalurgia da Universidade Federal de Ouro Preto – MG, concluído em Julho de 1985

                   

                   Técnico de Transações Imobiliárias – CRECI-MG 15.429 pela EBRAE – Escola Brasileira de Ensino à Distância - SP, concluído em Maio de 2004.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

MBA em GESTÃO EMPRESARIAL pela Fundação Getúlio Vargas, concluído em Julho de 2001.

 

PGA em GESTÃO ESTRATÉGICA PARA LÍDERES DIRIGENTES pelo INSEAD – Fontainebleau – França, em novembro de 2003.

 

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NAS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

GESTÃO ESTRATÉGICA

 

INDÚSTRIA

Indústria de Confecções, de Laticínios, de Calçados, de Alimentos - Pelot’s, Pipocas e Salgados Extrusados, de Materiais para Construção, de Capacetes para Motociclistas, Engarrafadora de Águas Minerais e de Rebenefício de Café

 

COMÉRCIO

Supermercados, Café, Materiais para Construção, Tecidos, Produtos Agropecuários e Calçados

 

SERVIÇOS

Hospitais, Hotéis, Escritório de Advocacia, Escritório de Contabilidade, Concessionário de Automóveis, Academia de Ginástica e Serviços Fotográficos

 

COOPERATIVAS, ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS e IGREJAS

Associações Comerciais, Cooperativas de Crédito, Cooperativa de Produtores, Sindicatos e Igrejas Evangélicas

 

AGÊNCIAS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

Projetos Associativismo como Estratégia para Competitividade, Cadeia Produtiva da Construção Civil, Rede de Agências, Valores Humanos, Responsabilidade Social da Empresa, Colegiados de Escolas Públicas e Planejamento Estratégico das Agências ADESJOP (João Pinheiro), ADETRÊS (Três Marias) e ADVAZ (Vazante)

Estruturação de Programas de Governo Municipal para Candidatos a Prefeitos

 

ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

Arranjo Produtivo de Confecções de Muriaé e Região (MG) – cerca de 500 indústrias.

Arranjo Produtivo de Cerâmica Vermelha em Igaratinga e Região (MG) – cerca de 50 indústrias.

 

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Patosfértil Ltda, Uberlândia Refrescos SA e Empresas Itacolomy Ltda.

 

ENGENHARIA INDUSTRIAL

FERTILIZANTES: Patosfértil Ltda - Unidade Misturadora Hideco Miura em Patos de Minas – MG e Nova Unidade de Armazenagem.

 

ALIMENTOS: Uberlândia Refrescos S.A. (Fabricante de Refrigerantes Coca-Cola) - Unidade Fabril de Patos de Minas – MG e CEMIL - Central Mineira de Laticínios, Patos de Minas - MG.

 

MINERAÇÃO: Companhia Vale do Rio Doce (Mina de Timbopeba - Mariana – MG), Samarco Mineração S.A  (Mina do Germano - Mariana), Companhia Minas da Passagem (Passagem de Mariana - Mariana);

METALURGIA: Alcan Alumínio do Brasil S.A.  (Saramenha - Ouro Preto - MG)

 

ENGENHARIA DE URBANISMO

Desenvolvimento de Projetos de Loteamentos:

Bairros Planalto I, Planalto II, Coração Eucarístico, Sorriso I, Novo Horizonte II, Sorriso II e Céu Azul III para Empreendimentos Imobiliários Dom Mello Ltda e Severos Empreendimentos Imobiliários Ltda, Bairro Céu Amaral Pacheco, para Elizeu e Simino Faria do Amaral, Bairro Guanabara para a Incorporadora Guanabara Ltda, Bairro Copacabana para a Construtora Araguaia Minas e Bairro Condomínio Horizontal Itacolomy no Município de Ouro Preto - MG;

 

Estudos para Elaboração do Plano Diretor, conforme Lei 10.257/2001 do Município de Patos de Minas e João Pinheiro.

 

Estudos para Precificação das Linhas de Transporte Coletivo – Atendendo à Prefeitura Municipal de Ouro Preto e todos os seus distritos, através de Metodologia do GEIPOT – Ministério dos Transportes.

 

ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES, DE PERÍCIAS E DE VIABILIDADE TÉCNICA-ECONÔMICA

IMOBILIÁRIA: Caixa Econômica Federal, Universidade Federal de Ouro Preto, Agrominas, dentre outras pessoas físicas e jurídicas, por Processos Expeditos e Inferência Estatística.

 

ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO (OGU): Ministérios Diversos do Governo Federal (da Infraestrutura, dos Esportes, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Agricultura e Reforma Agrária, do Meio Ambiente e das Cidades.

 

PROCESSOS DE FINANCIAMENTO: BNDES e Programas da Caixa Econômica Federal (PAIH, PEP, PAR, Casas Econômicas, Associativo, Nossa Casa e PSH)

 

INFORMÁTICA

DESENVOLVIMENTO DE SOFTERS, MINISTRADOR DE CURSOS E PRECURSOR NO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS: Coletores de Dados Portáteis (1993), Acesso a BBS’s (1994), Scanner, Internet e Programação de Home Pages em HTML (abr/95) e INTRANET (fev/98).  

 

QUALIDADE TOTAL e CERTIFICAÇÕES Série ISO

Consultor do SEBRAE-MG para Sistema de Gestão da Qualidade, Arranjos Produtivos Locais, Indicadores de Desempenho Empresarial, Qualidade nas Pessoas, Qualidade Total Rural, ISO 9000 e Líder Cidadão.

 

Ministrador de Cursos: Semana da Qualidade, Qualidade de Vida, Transparência na Empresa, Excelência na Comunicação, Visão e Missão, Associativismo como Estratégia para Competitividade, Valores Humanos como base para o Planejamento Estratégico.

 

DIVERSOS

Participante da Comitiva do Exmo. Sr. Vice-Presidente da República José Alencar, à Rússia, Romênia e Portugal, desenvolvendo as relações comerciais e diplomáticas com estes Países 2004.

 

Visitas Técnicas à Feira Internacional da Indústria de Hannover, Alemanha, nos anos 1997 e 2003, BATIMAT (Feira Internacional da Construção Civil), França em 2005 e Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro em Coimbra, Portugal, em 2005 e Feira Internacional de Cantão, China em 2006.

 

Vencedor do Concurso Quatro Rodas-Fiat-Esso “O Melhor Motorista do Brasil - 1996” Campeão deste Concurso de âmbito nacional, concorrendo com 15.000 participantes.

 

Palestra “Os Exemplos arrastam” – Apresentando todo o Planejamento e a Determinação para a conquista do título “O Melhor Motorista do Brasil – 1996”, juntamente com Dailza Damas, apresentando o seu exemplo de como uma Dona de Casa aprende a nadar aos 28 anos de idade e, 8 anos depois, se torna uma das maiores nadadoras em mar aberto do mundo e Gonçalo Borges, apresentando o seu exemplo de Vencedor mesmo sendo portador de deficiência nos membros superiores.

 

Administração de Empresas Diversas - Fazendas e Pecuárias - Alebisa Agricultura Ltda - Patos de Minas e Presidente Olegário - MG;

 

Folha Patense – Colunista de 1997 a 2000, no Caderno de Veículos. A coluna Automovelmente Correto visava aperfeiçoar os motoristas, levando os melhores procedimentos e informações técnicas necessárias à boa condução de veículos.

 

PARTICIPAÇÃO EM ENTIDADES

FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Vice-Presidente (2002-2006) (2006-2010)

Delegado Regional - Alto Paranaíba - (2000-2002) (2003-2006)(2006-2010)

Membro do Conselho de Assuntos Legislativos

Membro do Conselho de Relações Econômicas Internacionais

 

FIEMG REGIONAL ALTO PARANAÍBA

(antigo CRDI – Conselho Regional de Desenvolvimento Industrial Alto Paranaíba)

Presidente (2002-2006) (2006-2010)

Vice-Presidente (2000-2001)

 

SINDUSCON – Sindicato da Industria da Construção Civil de Patos de Minas

Presidente (2000-2003) (2003-2006)

 

SENAI – Unidade CFP Anávio Braz de Queiroz

Membro do Conselho Consultivo (2001-2003) (2003-2006)(2006-2008)

 

CREDIFIEMG – Cooperativa de Crédito dos Industriários ligados à FIEMG – Entidade de fomento

Membro do Conselho de Fiscal (2005-2006) (2006-2007)

 

BANCO DA GENTE - Agência de Crédito Popular – Entidade de fomento

Membro do Conselho de Administração (2003-2006) (2006-2008)

 

ADESP – Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas

Membro do Conselho de Administração (2003-2005) (2006-2008)

 

ASSENGE – Assoc. dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Patos de Minas

Presidente (1996-1999) e Membro do Conselho Deliberativo (2000-2003) (2003-2006)

 

SERVIÇO DE AMOR AO PRÓXIMO – Entidade sem fins lucrativos que trabalha com o Desenvolvimento do Ser Humano. Membro do Conselho Deliberativo.

 

SESI – Unidade CAT Pedro Pereira dos Santos

Presidente da Unidade Parceirizada (2000-2003) (2003-2005)

 

ACIPATOS – Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas

Coordenador da Comissão de Assuntos Estratégicos. (1996-2000) (2000-2003)

 

FUNDAÇÃO PROCURAR-SE – Entidade sem fins lucrativos que presta assistência a portadores de Câncer - Membro do Conselho Fiscal. (2001-2003)

 

MMI – Marriage Ministry International – Entidade sem fins lucrativos que trabalha com a restauração de Famílias – Membro Ministrador de Cursos. (2001-2003)

 

  

Patos de Minas, junho de 2006.

 

 

 joão batista nunes nogueira